Com cerca de 60 km2 e 47 sítios arqueológicos identificados, o Parque Arqueológico do Vale do Terva (PAVT), justifica por si, várias visitas a Boticas. O Centro Interpretativo (CIPAVT) do projeto conjunto do Município de Boticas e da Universidade do Minho, localiza-se na aldeia de Bobadela e é a entrada para o parque. Os conteúdos expositivos fazem a ponte para a fruição da paisagem e do património, proposta através de roteiros temáticos de visitação.
O PAVT É UM PROJETO CONJUNTO DO MUNICÍPIO DE BOTICAS E DA UNIVERSIDADE DO MINHO.

O Terra Callaeci selecionou 5 sítios do PAVT com percursos pedestres inferiores a 1 km (regresso não incluído) que vai querer conhecer.
Povoado das Batocas

Próximo da aldeia de Ardãos, o povoado romano das Batocas (Rota das Minas), atualmente a ser objeto de estudos arqueológicos, é sempre uma boa opção para um passeio pedestre. Fica apenas a 900 metros da estrada que segue para Seara Velha e o percurso é muito bonito.
Localização
Lagoa do Brejo

A Lagoa do Brejo (Rota Natura), resultante de uma antiga exploração mineira a céu aberto, constitui atualmente um extraordinário nicho ecológico, onde se conjugam, de um modo muito particular, espécies florísticas e faunísticas de grande valor para o conhecimento da biodiversidade do Vale do Rio Terva. A cerca de 750 metros do CIPAVT.
Gravuras Rupestres do Souto Escuro

Também perto da aldeia de Bobadela, encontra-se o conjunto de gravuras rupestres mais importante do concelho, as Gravuras Rupestres do Souto Escuro 1 (Rota das Gravuras), que impressionam pela escala monumental e arte. O percurso pedestre com cerca de 500 metros não se encontra sinalizado no terreno, mas o TC ajuda a chegar lá!
Recomenda-se o uso de um sistema de navegação GPS ou aplicação para smartphone equivalente. Coordenadas: N 41.72397° W7.62765°.
Castro de Sapelos

O Castro de Sapelos (Rota dos Castros) localiza-se num promontório em esporão alongado, beneficiando de uma vista privilegiada sobre a maior parte do Vale Superior do Rio Terva. Este local integra a lista As 10 vistas mais espetaculares de Boticas. A cerca de 700 metros da estrada nacional 103. Recomendamos que estacione a viatura próximo da paragem de autocarros de Sapelos (construção em betão), a 200 metros do início do percurso sinalizado.
Localização
Castro do Cabeço

Sobre um cabeço a meio da vertente sul da Serra do Leiranco, dominando a ampla veiga que se estende até ao rio Terva desde Bobadela até Boticas, ergue-se o Castro do Cabeço, povoado defendido por três robustas linhas de muralhas circundantes, antecedidas no lado oriental por um fosso largo e fundo, com talude exterior. A cerca de 500 metros da estrada nacional 103, depois da aldeia de Sapiãos (direção Montalegre).
Localização
No Centro de Interpretação do PAVT em Bobadela são cedidos mapas com a informação indispensável à realização dos roteiros.
Os estradões de terra batida não são aptos para veículos ligeiros.

Tiago Rodrigues
Natural de Lisboa, trocou a capital por uma aldeia no Barroso, onde tem desenvolvido projetos com várias instituições locais. É designer gráfico e editor de arte na UMinho Editora. Fundou em 2017 o Terra Callaeci, projeto dedicado à divulgação da paisagem cultural transmontana, enquanto construção dos povos que nela habitaram (e habitam).