Castelo de Monforte de Rio Livre

Chaves

O Castelo de Monforte de Rio Livre, localizado em Águas Frias, no concelho de Chaves, tem origens antigas, com indícios de ocupação desde o período pré-romano, mas a sua edificação como fortaleza remonta à Idade Média, possivelmente ao século XII. Posteriormente, foi reconstruído em 1280, após a destruição causada pelas guerras com o Reino de Leão.

o castelo desempenhou um papel importante nas disputas entre Portugal e Castela.

Castelo de Monforte de Rio Livre. Foto TR/TC

O castelo desempenhou um papel importante nas disputas entre Portugal e Castela, especialmente durante as Guerras Fernandinas e a crise de 1383-1385. No século XVII, voltou a ter destaque durante a Guerra da Restauração, quando Portugal recuperava a sua independência de Espanha.

Castelo de Monforte de Rio Livre. Foto TR/TC

Embora atualmente em ruínas, é possível ver ainda as muralhas robustas que protegiam o interior e a torre de menagem. A porta ocidental ligava o castelo à vila muralhada, onde se situavam a Casa da Câmara, a igreja paroquial e a Capela de Nossa Senhora do Prado, existentes até ao século XVIII. A vila entrou em declínio no final da Idade Média, ficando despovoada até ao final do século XVIII, quando os últimos moradores se mudaram para Águas Frias.

Localização

O caminho de terra batida que conduz ao castelo, com aproximadamente 1000 metros, estava em condições razoáveis na data da nossa visita. No entanto, é importante ter atenção a algumas pedras soltas que podem causar danos. Além disso, após períodos de chuva, o trajeto pode ficar bastante lamacento, exigindo cautela adicional.

PUB

FONTESIPA-DGPC