Fazendo visitas tranquilas ou seguindo percursos mais desafiantes, Boticas possibilita todas as experiências, no seio de um ambiente rural único, que ainda permanece puro e alheio à confusão rotineira dos grandes centros urbanos.
Os 10 sítios que não pode deixar de visitar são uma seleção terra callaeci.
Boticas Parque
O Boticas Parque é um dos locais mais visitados do concelho e o ideal para programas em família. Associa biodiversidade e natureza com conhecimento e lazer, apresentando-se como um importante núcleo ativo na promoção da conservação e preservação do meio ambiente, em estreita articulação com a comunidade.
Conheça aqui algumas das atividades.
Casa Museu Quinta do Cruzeiro
A casa de habitação da Quinta do Cruzeiro, também conhecida por Casa dos Silvas, foi em tempos parte de uma estrutura agrária mais vasta, composta por casais dispersos, que serviam para o sustento dos proprietários e criados.
Da casa fazem parte, um lagar de vinho, uma adega, um alambique, armazém de alfaias, armazém de azeite e vinho, armazém ou despensa de carne, armazém de batatas, corte dos porcos, corte da burra, curral de galinhas e coelhos, o tulhão – complexo da eira, canastros e edifício de armazenamento e alojamento de trabalhadores temporários -, um moinho e lagar de azeite.
Existem ainda um engenho hidráulico para serrar madeira, um engenho de maçar o linho e uma pequena cabine para produção de electricidade aproveitando o movimento da água.
Castro de Carvalhelhos
Classificado em 1951 como Imóvel de Interesse Público, o Castro de Carvalhelhos, é um dos povoados fortificados da Idade do Ferro mais visitados no Barroso. O acesso com estacionamento, torna-o ideal para programas em família.
Capela de Santa Marta de Coimbró
A Capela de Santa Marta é um testemunho da relação harmoniosa, entre homem e natureza, na região do Barroso.
É aqui que os crentes vêm pedir abundância nas colheitas e proteção para os seus animais, tal como na antiguidade.
Castro do Outeiro Lesenho
O Castro do Outeiro Lesenho é um dos mais conhecidos povoados fortificados da Idade do Ferro do noroeste peninsular, não só pela sua dimensão e monumentalidade, mas sobretudo por lhe estar associado o maior conjunto de estátuas de guerreiros galaico-romanos.
Centro de Artes Nadir Afonso
Inaugurado em 2013, o Centro de Artes Nadir Afonso, é o resultado de uma parceira entre a Câmara Municipal de Boticas e a Fundação Nadir Afonso.
A parceria entre as duas entidades permite aos botiquenses, em particular, e a todos os visitantes de Boticas, fruir gratuitamente de uma parte do espólio da família do pintor, e de parte do acervo da Fundação.
Igreja de Santa Maria de Covas do Barroso
A Igreja de Santa Maria de Covas é o mais notável exemplar da arquitetura religiosa de estilo românico-gótico da região do Barroso, datável do século XIV.
Com um exterior austero, de poderosas faces graníticas, que na cabeceira enquadram uma bela fresta decorada, a igreja de Santa Maria de Covas guarda no seu interior uma deslumbrante decoração de pinturas murais e o túmulo com estátua jacente de Afonso Anes de Barroso, datado de 1459.
Parque Arqueológico do Vale do Terva
Com cerca de 60 km2 e 47 sítios arqueológicos identificados, o PAVT justifica por si, várias visitas a Boticas. Se não tiver tempo para mais, deixamos-lhe duas sugestões. As Gravuras Rupestres do Souto Escuro, que impressionam pela escala monumental e arte, e as Minas do Limarinho, onde as cortas e lagoa, resultantes da extração mineira romana, constituem a mais notável expressão paisagística da mineração antiga do Vale do Terva.
O Centro Interpretativo, localizado na aldeia de Bobadela é a entrada para o PAVT – os conteúdos expositivos fazem a ponte para a fruição da paisagem e do património in loco, proposta através de roteiros de visitação.
Teto do Mundo
O miradouro Teto do Mundo localiza-se no alto do Castro do Côto dos Corvos, sobranceiro à margem esquerda do rio Rabagão. Daqui beneficia-se de uma paisagem deslumbrante, desde as serras do Larouco e do Gerês, a Norte e Noroeste, até às serras da Cabreira e Marão, a Sul.
O miradouro faz parte da Rede de Observatórios SIPAM – Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial, implementados na região do Barroso nos municípios de Boticas e Montalegre.
Fontes: Boticas Parque / Casa Museu Quinta do Cruzeiro / Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho 2016, Boticas o Espírito dos Lugares, Boticas; Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho 2014, Rotas do Parque Arqueológico do Vale do Terva, Câmara Municipal de Boticas, Boticas.
Tiago Rodrigues
Natural de Lisboa, trocou a capital por uma aldeia no Barroso, onde tem desenvolvido projetos com várias instituições locais. É designer gráfico e editor de arte na UMinho Editora. Fundou em 2017 o Terra Callaeci, projeto dedicado à divulgação da paisagem cultural transmontana, enquanto construção dos povos que nela habitaram (e habitam).