Casa Museu Quinta do Cruzeiro

Boticas

A casa de habitação da Quinta do Cruzeiro, também conhecida por Casa dos Silvas – apelido da família que aqui viveu várias gerações – foi em tempos parte de uma estrutura agrária mais vasta, composta por casais dispersos, que serviam para o sustento dos proprietários e criados. Desta estrutura agrária apenas permanecem, nos dias de hoje, os terrenos adjacentes à casa.

NA QUINTA FICARÁ a conhecer a vida social da casa e do trabalho na aldeia de Covas do Barroso.

Da casa fazem parte, um lagar de vinho, uma adega, um alambique, armazém de alfaias, armazém de azeite e vinho, armazém ou despensa de carne, armazém de batatas, corte dos porcos, corte da burra, curral de galinhas e coelhos, o tulhão – complexo da eira, canastros e edifício de armazenamento e alojamento de trabalhadores temporários – um moinho e lagar de azeite.

Existem ainda um engenho hidráulico para serrar madeira, um engenho de maçar o linho e uma pequena cabine para produção de electricidade aproveitando o movimento da água.

Ao percorrer os diferentes espaços poderá ficar a conhecer alguns aspectos da vida social da casa e do trabalho na quinta e aldeia de Covas do Barroso. Entrada gratuita.

Abre geralmente entre julho e setembro, podendo ser visitado o resto do ano mediante marcação. Para mais informações contacte o Município de Boticas.

Contacto

Tel.: (+351) 276 410 200
Email: turismo@cm-boticas.pt

Localização

PUB
FONTEQuinta do Cruzeiro