Vila Grande de Dornelas

Boticas

É na aldeia de Vila Grande que fica a sede da freguesia de Dornelas, antigo couto do arcebispado de Braga criado por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Foi até à constituição do concelho de Boticas sede de concelho.

Dorna junto à igreja paroquial de Vila Grande. Foto TR/TC

O seu topónimo Dornelas significa dorna pequena.

O seu topónimo Dornelas significa dorna pequena que representava a medida de mel ou cera que a freguesia anualmente entregava à Sé de Braga como contributo. À porta da igreja paroquial, situada na aldeia de Vila Grande encontra-se um exemplar dessas dornas.

Pelourinho de Vila Grande de Dornelas. Foto TR/TC

Abrigado num dos largos da aldeia de Vila Grande, junto à sede da Junta de Freguesia, conserva-se um pelourinho de feição quinhentista, que testemunha a autonomia de que o Couto de Dornelas outrora beneficiou. O pelourinho que remonta ao século XII está classificado como Imóvel de Interesse Público.

 

festa-s-sebastiao-vila-grande-dornelas-fotorreportagem
Mesinha de S. Sebastião. Foto TR/TC

Todos os anos, a 20 de janeiro, celebra-se na aldeia de Vila Grande uma das maiores festas de cariz comunitário do concelho de Boticas. Saiba mais sobre a Festa ou Mesinha de S. Sebastião aqui.

Localização

Fontes: Barroso da Fonte 1998, Dicionário dos mais ilustres Transmontanos e Alto Durienses, Editora Cidade Berço, Guimarães; Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho 2016, Boticas o Espírito dos Lugares, Boticas. 

PUB