Pitões das Júnias

Montalegre

Localizada no Parque Nacional da Peneda-Gerês a cerca de 1200 metros de altitude, a aldeia de Pitões das Júnias é um dos cartões-postais mais conhecidos do concelho de Montalegre. O seu isolamento, património e a paisagem deslumbrante, fazem de Pitões das Júnias um destino ideal para os amantes da história e da natureza.

Mosteiro de Santa Maria das Júnias. Foto TR/TC

Um dos principais atrativos de Pitões das Júnias é o Mosteiro de Santa Maria das Júnias, um mosteiro do século XII, localizado a cerca de 2 km da aldeia, que embora em ruínas, oferece um vislumbre fascinante da arquitetura e história religiosa da região. A sua localização remota, situada num vale pedregoso junto à ribeira de Campesinho e rodeada por uma paisagem natural exuberante, atrai muitos amantes da natureza e entusiastas de caminhadas.

Pitões das Júnias é também conhecida pelas suas cascatas.

Cascata de Pitões das Júnias. Foto TR/TC

Pitões das Júnias é também conhecida pelas suas cascatas, a maior com uma queda de água com cerca de 30 metros (ver vídeo), seguida por outras mais pequenas, rodeadas por um carvalhal centenário e cujas lagoas convidam a banhos no verão. O acesso ao miradouro realiza-se através de um trilho e passadiço com cerca de 500 metros, partindo do parque de estacionamento (nível de dificuldade médio). A primavera é a época ideal para as visitar, quando as temperaturas são mais amenas e o fluxo da água é tendecialmente mais vigoroso.

Na aldeia que mantém o charme rústico das aldeias típicas do Barroso, não deixe de visitar o novo Centro Interpretativo do Lobo Ibérico (CILI), um projeto focado nas populações selvagens deste predador e na sua relação com o Homem, localizado em plena área de ocorrência desta espécie.

Localização

PUB